Estilos de liderança

Antes de pensar em liderar uma equipe, você precisa liderar a si mesmo, necessita ser o capitão do seu próprio barco o qual navegará nos mares da vida, enfrentando tempestades e tornados com o propósito de manter-se na rota, encarando as dificuldades da navegação para conquistar objetivos pessoais definidos. Da liderança pessoal, nasce a liderança interpessoal, ou seja, a capacidade de liderar os outros.
Se não conseguir liderar a si mesmo, nunca conseguirá liderar outras pessoas. No mínimo será mais um chefe impondo ordens, sendo autoritário, temido, centralizando o poder e preocupado apenas com os resultados.
Liderança é o processo de inspirar pessoas para que deem o melhor de si para atingir um resultado almejado. Liderar está ligado a duas questões, ao grupo e a influência que se tem sobre essa equipe. Os líderes adotam diferentes estilos, que podem ser assim classificados:
Carismático.
Os líderes carismáticos se baseiam em sua personalidade, suas qualidades e seus valores. São líderes visionários orientados para realizações em grupo, são ótimos comunicadores e assumem riscos calculados. Possuem a capacidade de incentivar seus liderados, criando um comprometimento relacionado aos objetivos, dando-lhes a inspiração adequada de modo que identificam os problemas de forma diferenciada, que deem o melhor de si e apresentem ideias renovadas.
Você sabe elogiar seus colaboradores?
Você sabe motivar as pessoas a participar e assumir novos desafios?
Democráticos.
Os líderes democráticos encorajam as pessoas de sua equipe a participar e se envolver na tomada de decisões. Não impõe suas decisões, usando sua posição, seu cargo para forçar as pessoas a fazer o que lhes dizem. Envolve os liderados nos planos, procedimentos e metas empresariais, facilitando as discussões e melhorando a produtividade.
Você sabe ver o lado positivo nos momentos de crise?
Você conhece bem todos os produtos e serviços da empresa?
Transformacionais.
Os líderes transformacionais motivam as pessoas para que se esforcem por metas mais elevadas. A liderança transformacional é caracterizada pela presença de um líder capaz de transformar o ambiente, modificar comportamentos e formar profissionais e pessoas melhores, consegue mudar a realidade de qualquer lugar por onde passa por meio de seus exemplos e atitudes. Esse tipo de líder é aquele que sabe a hora de botar a mão na massa e o momento em que deve delegar as tarefas.
Você procura a função na qual cada elemento da equipe possa produzir melhor?
Você envolve os colaboradores com os desafios, projetos e ações da empresa?
Capacitador.
Os capacitadores inspiram as pessoas com sua visão de futuro e lhe dão poderes para alcançar suas metas. Não manipulam as pessoas para conquistar sua obediência. Preocupam-se em treinar e capacitar seus liderados não apenas para os bons momentos, focam principalmente na capacitação para enfrentar possíveis desafios e dificuldades.
Você possui humildade para analisar seus pontos fracos e aceitar críticas?
Você encara o trabalho como um meio de evolução e crescimento?
Você é capaz de discutir os resultados e os novos projetos da organização?
Quanto as qualidades exigidas dos líderes podem variar em situações diferentes, vejamos alguns exemplos;
Confiança – uma crença em si mesmo que os liderados podem sentir, não se trata de excesso de confiança, que leva à arrogância.
Entusiasmo – para conseguir que sejam feitas as tarefas que eles podem comunicar aos seus liderados.
Humildade – disposição para ouvir e assumir a culpa.
Integridade - ser verdadeiro consigo mesmo, estabilidade e honestidade que inspiram confiança.
Tenacidade - exige altos padrões em busca de respeito, não necessariamente popularidade.
Empatia - preocupar-se verdadeiramente com as pessoas.
“A maior habilidade de um líder é desenvolver qualidades extraordinárias em pessoas comuns” Abraham Lincoln
Os melhores desafios são aqueles que despertam e acendem a chama do guerreiro, exigem a presença de espírito de um sábio e a força de um campeão.
(Referência bibliográfica: Armstrong, Michael. Como ser um gerente melhor. 1. ed. São Paulo: Clio Editora, 2008 - Tejon, José Luiz. Liderança para fazer acontecer. São Paulo: Editora Gente, 2006).